O LEITOR PRECISA CONHECER - ENTREVISTA ISABELA CASTRO

09:00



Manas e manos do meu coração sejam bem vindos ao quadro “O LEITOR PRECISA CONHECER", um espaço aqui no nosso blog onde entrevisto pessoas que possuem conteúdos que merecem ser vistos. Existem inúmeros produtores de conteúdos incríveis nas redes sociais que, assim como eu, deveriam ter a oportunidade de mostrar seu trabalho.
Pensando nisso, o quadro inicia com uma entrevistada que é da cidade de Jequié, interior da Bahia, Isabela Castro é maquiadora e possui um Ateliê onde atende clientes fiéis que adoram seu trabalho e carisma. Além disso, ela recentemente iniciou seus trabalhos na rede, com um canal no youtube. No seu instagram @atelieicastro é bem conhecida com seus 1.044 seguidores sempre fazendo posts relacionados ao seu trabalho de maquiadora na cidade.

Ela foi super simpática e aceitou de cara quando perguntei sobre ser entrevistada para meu blog. Fiz dez perguntinhas e você confere toda entrevista que girou em torno de sua vida pessoal, sua influência na rede, sonhos, expectativas e realizações. 

1. A quanto tempo você desenvolve trabalhos com maquiagem?

Bom, comecei a fazer maquiagem aos 15 anos e com ajuda de minha querida avó comprar minhas primeiras paletas de maquiagem e assistir horas de Youtube, aprendendo as técnicas básicas de maquiagem, então as pessoas começaram a elogiar as maquiagens que eu fazia em mim e minhas amigas, pedindo para que eu as atendesse em suas casas, quando aos 17 anos comecei a trabalhar em um salão do meu bairro e, entrei em uma sociedade inaugurando o Ateliê Isabela Castro, onde atendia também como depiladora. Nesse momento comecei a me especializar com cursos de maquiagem profissional online, pois não tinha condições de sair de Jequié, mais ou menos estou na área a uns 5 anos, porém acredito que tenho ainda muito a aprender, porque a maquiagem se reinventa a cada dia e devemos acompanhar as suas transformações, além do aperfeiçoamento das técnicas, que é um fator muito importante para o maquiador.                                             


2. Quais foram as inspirações para começar esse trabalho?

A minha maior inspiração foi a minha avó, sempre muito vaidosa, tinha vários batons, pó de arroz, e eu sempre ficando olhando quando ela passava seu batom em um tom de marrom escuro logo pela manhã, minha Tia Paula também que sempre me mostrava suas maquiagens maravilhosas, e sabia se maquiar muito bem, tudo aquilo me deslumbrava muito, e eu queria muito, do fundo do meu coração aprender a fazer, e levar beleza, auto estima para as pessoas, me lembro até hoje de uma paleta 3D que estava super em alta na época, que minha tia me mostrou e eu fiquei louca com aquelas cores... juntei um dinheirinho ali, outro aqui e comprei na loja Coisa de Mulher, tenho ela até hoje. (Risos)



3. Vi que deu inicio ao canal no Youtube, por que você começou e quais foram as inspirações?

Vim para o Youtube foi uma das decisões mais difíceis, pois sou muito exigente comigo mesma, e sempre rolou muita insegurança por que de qualquer forma é uma exposição muito grande, é a minha imagem, além das preocupações com questões técnicas, com relação a equipamento profissional, iluminação, edição dos vídeos, isso são coisas que até hoje me preocupam. Então eu queria inovar o meu trabalho, e trazer conteúdo novo, fazer a diferença... explorando as minhas possibilidades, assumindo todos os riscos, de dar certo ou não. E com a insistência do meu namorado e de minha fotografa/amiga que sempre diziam que eu estava perdendo tempo, tomei coragem e gravei o primeiro vídeo, bem amador porque eu quis que fosse algo meu, uma iniciativa minha, um ato de coragem (risos). Eu quero e espero que dê muito certo! Porque sou pisciana e sabe como é ne? Muita criatividade, a cabeça cheia de ideias, de propostas que eu estou disposta a produzir. A minha inspiração é a Camila Coelho desde 2010, sempre acompanhei o trabalho dela e a sigo desde então, sou apaixonada pelo trabalho que ela desenvolve sobre tudo sua humildade, e adoro quando me dizem que sou parecida com ela, quero muito conhece-la e agradecer, pois tudo que sou hoje, todo trabalho que estou desenvolvendo vem daqueles vídeos antigos, atualmente minha maior referência da vida toda é com toda certeza a Bruna Tavares, eu amo o trabalho impecável que ela vem fazendo, amo os vídeos, os produtos da marca, só amor por ela.


(Isabela em sua apresentação do canal do youtube)

4. O que sua família e amigos acharam de sua atitude?

Minha família apoiou, mas posso dizer que tudo que tenho, em relação ao meu trabalho como maquiadora, e todos esses novos projetos eu consegui muito sozinha, e com ajuda anjos que Deus tem colocado em minha vida. Minha mãe sente muito orgulho e fala de mim para Deus e o mundo. Mas sinto que o desejo dos meus familiares em geral é o sonho da filha que se formou em Medicina, em Direito, e todos os cursos mais elitizados, cheguei até cursar um curso de Engenharia da UESB- Itapetinga, mas quando você tem um dom, um proposito, você deve buscar por ele, pois nada é tão nosso quanto os nossos sonhos.

5. Quais conteúdos você pretende abordar em seu canal?

O canal, esse bebê que eu pretendo cuidar com todo carinho, apesar de uma agenda louca universitária, de quem trabalha em outra área, porque sim meu bem, eu tenho dois empregos! Irá abordar tudo sobre maquiagem que é o assunto central, testes de produtos, tutoriais de maquiagem, indicação de produtos com um preço acessível e de boa qualidade, o segundo ponto e o que não deixa de ser mais importante, meu canal será um mapa da beleza em Jequié, porque além das dicas que darei para qualquer pessoa que estiver acompanhando de outras cidades, estarei indicando lojas para vocês, além de esteticistas, designer de sobrancelhas, cabeleireiro, tudo que você precisa saber para estar bem consigo mesmo e com a autoestima elevada, vou dar dicas de moda, tendências, falar sobre cabelo, cronograma capilar, enfim muita coisa boa, um conteúdo pensado, planejado com todo carinho e atenção para trazer uma novidade, algo que eu sempre quis fazer.

Vejam imagens da Bela trabalhando e algumas de suas produções de makes...



(Modelo: Pâmela Maroto/ Make: Isabela Castro/ Foto: Mariana Souza. Via instagram)

(Modelo: Bruna Ramos/ Make: Isabela Castro/ Foto: Mariana Souza. Via instagram)

(Modelo: Bruna Ramos/ Make: Isabela Castro/ Foto: Mariana Souza. Via instagram)

(Make: Isabela Castro/ Foto: Mariana Souza. Via instagram))


6. Pretende lançar um blog também?

Sobre um blog, acho que sim! Porque eu amo escrever! Sou apaixonada pela escrita, e produzir conteúdo sobre o que eu amo é algo que me realizaria muito, porém neste momento eu não consigo fazer, pois sou muito exigente comigo mesmo, e sempre quero dar o melhor de mim. Porém se o canal tiver um prosseguimento positivo, e eu perceber a necessidade disso, com certeza acharei um tempo. Eu amo isso, e fazer isso é tudo que eu sempre quis.

7. O que você acha de desenvolver um trabalho desse estilo (blogger/youtuber) numa cidade do interior?

Ser Blogger/ Youtuber em Jequié é bom e meio complicado, primeiro porque todo mundo te conhece, e isso em alguns momentos é positivo mas pode se tornar algo negativo, com brincadeiras desnecessárias, ou alguns comentários que não tem nada a colaborar com o nosso crescimento profissional, e até mesmo autoestima. Outra coisa em especifico sobre nossa cidade é a desvalorização de qualquer segmento artístico, algumas pessoas acham que é brincadeira ou perca de tempo, e não é assim... Eu por exemplo levo tudo isso muito a sério, realizo tudo com muito carinho e cuidado e isso envolve nosso trabalho.

8. Quais os planos para seu canal?

Eu espero só coisas boas, que eu possa produzir tudo que já planejei e coisas mais grandiosas, que o canal possa crescer e alcançar o maior número de pessoas possíveis, e que eu consiga levar conhecimento, dicas, como toda Youtuber mas dentro da minha particularidade.  Entreguei todos os meus planos na mão de Deus e se for da vontade dele isso aqui pode ir muito além de Jequié, e se não for, posso dizer para meus filhos que eu tinha um canal na internet. 

9. Você conhece outras meninas que fazem esse tipo de trabalho? Tipo blogueira, youtuber, instagrammer da sua cidade? 

Conheço a linda da Juliana Machado, essa mulher linda, cheia de sonhos, que é cuidadosa em tudo que faz e que me mostrou que é possível sim, ter um canal em Jequié, porque antes eu achava que era impossível, lembra Ju? No dia do teu aniversário? Que te mandei um direct de parabenizando pelo blog e seu canal? Você também faz parte da minha história! Pois colaborou indiretamente para que eu acreditasse que eu também podia, e três meses depois... olha onde estou. Deus é perfeito em tudo que faz, nas portas fechadas e suas inúmeras janelas abertas.

10. Conte-nos um pouco de sua história como maquiadora e suas expectativas para o futuro.

Como sofro de ansiedade na primeira pergunta já respondi a última (risos), e as minhas expectativas eu entrego na mão de Deus pois ele sabe de todas as coisas, não quero sonhar muito alto, pois pode não dar certo, e não quero fica frustrado. Eu estou tentando! E darei o meu melhor para que o sucesso e muitas conquistas possam vim a acontecer se Deus quiser.


(foto: Mariana Souza)

Eu conhecia Bela de vista, pois sempre a vejo na Igreja aos domingos, mas até então não sabia do seu desenvolvimento na cidade como maquiadora. Quando no dia 1º de março desse ano ela, como narrado na entrevista pela própria, me mandou uma mensagem pelo instagram me parabenizando pelo blog. Fiquei imensamente feliz, porque como ela mesma disse, apesar de Jequié ser uma das maiores cidades do Sudoeste da Bahia há uma grande desvalorização de trabalhos artísticos, sob qualquer segmento. Posso falar disso inclusive como professora/artista/pesquisadora, como sabem sou bailarina e professora de dança formada (99,9 %, só falta defender o TCC e colar grau), nós temos programações artísticas todos semestres letivos que oportunizam a comunidade jequieense e circunvizinhas espetáculos, cursos livres de dança e teatro, entre outras manifestações artísticas, bem como trabalhos acadêmicos com intuito de reforçar o pensamento de arte como área de conhecimento Entretanto, o público da cidade está mal acostumado e mal educando nesse sentido, pois além de não valorizar os artistas da terra, não prestigiam.
Senti-me muito contemplada com a fala da linda Isabela Castro. Temos várias coisas em comum e ser pisciana é só uma delas (risos). Desejo de coração que você obtenha muito sucesso com seu trabalho, pois você tem talento e é muito carismática, além de ser uma pessoa do bem que emana boas energias. O mundo só tende a te proporcionar aquilo que você emana! Sucesso!!

Espero muito que vocês tenham gostado da entrevista meus queridões!
Beijos e até a próxima entrevista! 



VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

18 comentários

  1. Legal a entrevista. É uma pena que os trabalhos artísticos sejam tão desvalorizados no nosso País. Ela parece ter muito talento, espero q o seu canal dê mUITO certo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela é muito talentosa sim, e merece com certeza muito sucesso! Beijoos

      Excluir
  2. Que legal sua entrevista! São atitudes assim, de apoio, que me dão alegria de seguir certos blogs. Parabéns pra vc, pela iniciativa, e pra ela, pela história de luta e sucesso. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo carinho Tati, fico feliz que tenha gostado do novo quadro do blog! beijos e volte sempre!!

      Excluir
  3. Que boa entrevista. Ela é muito profissional e como é bonita a sua história. Beijinho www.oteumomentodiamante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Faço jornalismo e achei muito bacana essa entrevista estilo ping-pong. Adorei conhecer o trabalho dela. Beijos!
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  5. Que demais!! Acho sensacional essas histórias de mulheres que correm atrás dos seus sonhos.
    Vou procurar ela no yt pra ver os vídeos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb acho muito interessante!! Por isso a trouxe aqui para o blog!

      Excluir
  6. Achei sensacional esse estilo de post. O Leitor Precisa Conhecer, nós apresenta a pessoas incríveis e abrange o nosso conhecimento. Não conhecia a Isabela, mas achei muito bacana a história dela principalmente as inspirações dela. Muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muuuuito feliz que tenha gostado do formato do novo quadro do blog! Beijooos

      Excluir
  7. Amei a entrevista, achei lindo ela ter se inspirado na vó e na tia, desejo que dê muito certo o ateliê e o canal no Youtube, e que ela crie o blog. As maquiagens que ela faz são lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela é incrível mesmo, estou na torcida igual! bjss

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer o trabalho da isabela muito corajosa e sempre maravilhoso te a inspiração na avó.

    ResponderExcluir
  10. Amei demais você trazer esse tipo de entrevista! O bom que suas leitoras acabam conhecendo
    Estou na torcida pelo ateliê

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela entrevista, ficou muito boa! Mas é muito ruim que a arte seja tão desvalorizada no noss país, espero que isso um dia mude. Adorei o blog, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa que top, não a conhecia. Mas já vou entrar no canal para conhecer o trabalho dela. Parabéns por sua iniciativa. Bjos e muito sucesso.

    ResponderExcluir

@juma.se

Subscribe