10 MOMENTOS QUE UM ESTUDANTE EM FASE DE TCC PASSA

16:38



Oi gente, to sumida né?  Eu nem sei como começar quando decido escrever post aqui para o blog porque fico varias semanas sem postar e depois reapareço assim, toda faceira tentando me redimir com vocês pela ausência. Hoje vim relatar procês sintomas de uma pessoa que, neste caso sou eu mesma a cobaia, passa durante a escrita do TCC. Se você caiu de paraquedas aqui, faço Licenciatura em Dança e estou no VIII semestre. Nesse momento estou atravessando o mar vermelho escrevendo o tcc, as águas desse mar são minhas lágrimas e eu vez ou outra tomo um caldo, porque é aquele ditando: vamo fazer o que?
Eis aqui os 10 momentos que com certeza você que já escreveu passou, se está escrevendo está a passar e se ainda não escreveu (ou ainda não entrou numa faculdade/universidade), pense bem se quer continuar porque só os fortes chegam à final. Se não aguenta nem desce pro play (risos).

1. Escolhe o tema, o orientador, mas acha que ainda esta cedo, falta muito tempo e tem a certeza que vai dar para escrever quando estiver mais próximo...

Se ilude não criança, o semestre dura somente 6 meses, 180 dias, 4320 horas. Se em números você percebe que não é muito, então porque cargas d’água você decide deixar tudo para última hora? Não vai dar tempo e você vai se lascar, e eu só te digo uma coisa: que a sorte esteja sempre a seu favor. (VORAZES, 2012)

2. Você passa uma noite escrevendo seu TCC, termina se achani e acha que tá arrasani...

Já acabou Jéssica?! Você pode até criar esperanças de que tudo está em perfeita ordem, mas assim que seu orientador bater os olhos no que você escreveu ele vai achar tanta palhaçada, tanta coisa que você vai pedir benção do padre antes de encontrar com ele para orientação de discussão de sua primeira versão do capítulo. Mas calma que ninguém é perfeito numa primeira vez, tudo pode melhorar.. eu acho.. eu acredito..

3. Final de semana e feriando... Isso não te pertence mais!

Feriado é bom para passear, dormir até mais tarde, dar risada com os amigos e colocar suas séries da Netflix em dias. Isso, no entanto, não existe na vida de um estudante em fase de TCC. Você, meu caro, vai precisar abdicar disso, e colocar na balança o que é que pode esperar: seu TCC que já tem data marcada para defesa ou a baladinha que todo fds acontece, ou a série nova que todos seus amigos/colegas estão comentando? Pense, é uma decisão complicada. A elaboração de um TCC toma tempo, exige renúncias, estressa e esgota a paciência. Provavelmente, em alguns momentos você vai se perguntar: o que tô fazendo da minha vida meu Deus?

4. O tema, que antes era motivo de empolgação, te deixa em crise!

Essa é a fase que você tem vontade de pegar toda aquela papelada jogar para o alto e ir viver de sua arte na praia e viver da natureza. Daí você acorda do sonho todo babado e lembra que tem uma data, tem um orientador e tem você que precisa dar conta de sua responsabilidade enquanto estudante e que foi você quem quis entrar na universidade, agora segura essa marimba monamour.

5. Você vive, respira e come sinônimos.

Lá na parte superior do seu computador já fica fixado uma página de sinônimos porque você decide fazer charme na sua escrita, escolhendo palavras bem difíceis para deixar seu TCC todo recheado que nem você entende direito, só acha bonito porque deixa a frase pomposa. Seu orientador vai lhe dar uma voadora, só lhe digo isso.

6. Emagrece mais que lutador quando vai fazer pesagem.

Dieta pra que fia? Quem faz TCC mal tem tempo de comer e acaba emagrecendo sem muito esforço.

7. É sempre bom relembrar que você precisa salvar seu trabalho em TODOS OS LUGARES possíveis.

Nunca é tarde para lembrar que seu computador vai estragar, seu pendrive vai ser arrebatado, o mundo vai conspirar contra você. Quando o assunto o TCC, meu caro, o verbo SALVAR precisa estar colado na sala, quarto, banheiro (e de frente pro vaso pois esse momento é ótimo pra fixar ideias e lembrar afazeres), cozinha, pia, geladeira.. Salve seu TCC em todos os lugares possíveis. Todos! Há sempre um caso de alguém que perdeu todo o trabalho perto de você. Investigue e descubra. Depois não diga que a tia não avisou.

8. O choro é livre nas considerações finais.

Tá ouvindo a musica de Ayrton Sena tocando baixinho? Pois é. Quando você estiver escrevendo só vai tocar ela e o choro é livre.

9. Sabe as normas da ABNT? Não sabe? Então acho melhor você já guardar um dinheiro.

Se você sabe formatar, vai fazendo isso ao longo da escrita, porque se deixar para depois vai perder mais noites em claro, ou, junte dinheiro e pague algum especialista que manja do assunto para deixar no ponto de bala e você imprimir feliz.

10. Você promete de coração que não vai mais fazer um TCC na sua vida.

Daí logo em seguida, depois de formada, decide fazer pós-graduação. Tem coisas que não dá para prometer, não é mesmo?

Eu sei que vou sentir saudades de cada etapa que estou passando. Escrever um TCC, embora muita gente pense que nosso curso de Licenciatura em Dança não seja difícil, é um trabalho árduo, cansativo , porém um grande motivador. Esse rito de passagem garante para nós discentes que podemos ir além, tudo dará certo no final e a maturação que adquirimos nesse processo é insubstituível.
Por isso, vamos nessa e foco no canudo.
Essa relato é em homenagem a minha turma querida do VIII semestre de Licenciatura em Dança da UESB – Ângela Cardoso, Beatriz Cidreira, Illa Souza, Luara Brandão, Luciano Britto, Jaqueline Fernandes.

Foco, força e FÉ! 

BEIJOOS DA TIA 


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

24 comentários

  1. kkkkkkkkkkkkkkk esse post me descreveu perfeitamente, sem tirar nem por, que vida neah ? alias que falta de vida kkkkkk mas no futuro vai valer a pena... beijinhos amei o post

    Blog Delírio l Instagram l Youtube Ayala Gomes l Fan Pagel
    Youtube Delírios Literários

    ResponderExcluir
  2. menina estudante sofre né ? kkk é cada coisa que agente passa e depois gente fala que é mole estudar rsrs quem dera si fosse né eu ainda n fiz tcc mais morro de medo só pelo que ja ouvi deve ser um momento tenso adorei seu post flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estudante é sofredor, o cão faz da gente gato e sapato nessa fase de universidade! Socorrr heheheheh

      Excluir
  3. Não estou nessa fase ainda, mas acredito que deve ser bem complicada. Minha prima esta acabando o curso de Direito e já ta sentindo tudo isso, imagina quando chegar na minha vez? Vou ficar super nervosa. Muito legal seu post, beijos.

    www.gotadechampagne.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estudar, nossa que saudades
    Na hora pode parecer difícil, mais da um prazer danado, depois que conquistamos o que queremos. Amei o post

    ResponderExcluir
  5. Nossa nunca passei por isso, mas todo mundo que eu conheço que já fez diz que é um terror hahahaha, mas um terror necessário né ? Acredito que seja realmente o the end dessa fase da vida hahaha

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é quase um the end, é uma porta que se abre na verdade pra enxergarmos novos horizontes e estudar mais e mais! É uma fase necessária realmente, mas cansa, e nos deixa esgotado, de verdade!
      Beijooos

      Excluir
  6. Aahh ano que vem darei início ao meu TCC! Já espero passar por tudo isso mesmo! Graças a Deus eu sei as normas da ABNT! Mas dá muito trabalho mesmo! Bo sorte pra tu menina! Depois volte nos contando como foi a conclusão!

    ResponderExcluir
  7. Meu deus, post muito bom! Passei por isso faz poucos anos e sei como é, principalmente isso de deixar para depois kkk iludida achando q tem tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk iludida, porque ficamos assim ??

      Excluir
  8. Kkkkk quem nunca passou por isso não sabe como é!
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  9. Realmente so quem passa por issp sabe como é. Bejinhos te seguindo
    http://encantosdasil.com/

    ResponderExcluir
  10. Ainda estou no ensino médio, e ja estou desesperada até me imagino no tcc,mds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se não quiser passar por isso, torça pra universidade/faculdade que você ingressar ser das que já aboliram esse tipo de trabalho pra obtenção degrau rsrsrsrrs

      Excluir
  11. Oi Ju! Tudo bem?

    Espero que já esteja com seu TCC pronto! Me lembro quando tive que fazer o meu que sofri o ano todo, nossa!!! O pior foi a parte que comentou que o orientador acaba detonando tudo kkkk

    Passando por aqui para comentar que estou com blog novo. Me visita? Beijos!
    http://edarosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lú! Já estou com minha monografia finalizada e impressa, agora é só defendia (12/07/17) Meu orientador foi um carrasco comigo, mas estou feliz com odas as pauladas que levei, me fizeram crescer muito!

      Excluir
  12. Amiga! To em desespero tbm kkk
    Na fase que o tema que eu amava está me causando raiva e insônia :(
    Mas, vamos em frente...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauahshuahshu eu estou na fase da defesa já, dia 12 de julho 2017 defendo minha monografia e seja o que Deus quiser!! Te desejo sorte nessa jornada árdua!

      Excluir
  13. Adorei seu post, estou planejando para ano que vem começar o curso de pedagogia na faculdade e já estou ciente de como é árdua a tarefa de fazer o temido TCC, obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas faculdades/universidades não utilizam mais o TCC pra obtenção de grau de formada, poderia ser lei pra todas né? Porque apesar de ser importante, é bem trabalhoso, cansativo e exaustivo fazer uma monografia. Beijos e boa sorte no curso!

      Excluir
  14. Amiga, lembrei da época do meu TCC, que fiz quando estava na faculdade de direito...vou te falar que NÃO SINTO SAUDADES NENHUMA! Foi uma delícia apresentar para a banca e adeus...Mas, ok, são momentos importantes e tenho certeza que qndo vc passar, vc vai achar que tudo valeu a pena. Boa sorte!! Beijos e amei q vc faz dança, que demais!

    ResponderExcluir
  15. Não cheguei a passar por esse momento, mas tive estagio que foi meio trabalhoso.
    Seguindo https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei seu post! Ficou com um tom de comédia super legal haha :) Vejo tanta gente falando que o TCC é a pior coisa de todas (!). Ainda não entrei na faculdade, mas acho que vou começar a planejar o meu desde já, porque, misericórdia o.O

    ResponderExcluir
  17. Amei que você botou um tom de comédia em um assunto que vamos combinar, apesar de recompensador, é chato pra caramba. Entretanto, me bateu uma saudade de estudar.

    ResponderExcluir

@juma.se

Subscribe