DIETAS RESTRITIVAS: POR QUE DEVEMOS TER CUIDADO?

16:15



Oi gente! Mais uma vez venho falar pra vocês sobre nutrição e saúde, mas dessa vez não com dicas e sim com um alerta que pode levar a sua saúde para o fundo do poço: fazer dietas estilo aquelas de capa de revista com o título “Emagreça 7kg em 1 semana com a dieta da fulana tal..” ou “Veja a dieta que fez famosa tal eliminar 10 kg em 1 mês..."
Gente, sério, quando virem essas dietas que prometem resultados em curto espaço de tempo não entrem nessa jogada, pois dietas assim não funcionam e você irá perder não apenas gordura com elas, mas também proteínas, te deixando cheia de deficiências de vitaminas e minerais, o que pode te levar a ter Insuficiência Cardíaca e chegar a óbito.
Esse assunto parece banal, mas é bem sério.

Ano passado o apresentador do programa Bem Estar da Rede Globo  testou uma nova dieta, elaborada por um médico (médico não pode passar dieta) o qual o fez perder mais de 20kg em 2 meses. O real é que ele não perdeu só peso, ele desidratou e ficou com uma aparência de doente mesmo, e qualquer profissional poderia constatar visivelmente em sua face sinais de deficiência de nutrientes.
Então você pode perguntar: ahhhh nutri, então qual a quantidade de peso que podemos perder por mês, saudavelmente? Vou te responder que depende muito do estado de saúde e nutricional do indivíduo, mas para vocês terem uma margem, o correto é perder de 3 à 5 kg por mês, ou seja, se um paciente quiser perder 10kg, ele terá que seguir uma dieta adequada em qualidade e quantidade de acordo com seu organismo, peso, altura, idade e condições econômicas, regionais e socioculturais, por mais ou menos 3 meses.
Somente assim, somente seguindo uma dieta proposta pelo profissional nutricionista é que você terá a segurança de estar perdendo apenas gordura e não proteína. Lembrando que nosso coração é formado por proteínas e se perdemos a partir de uma dieta restritiva, podemos perder, também, uma parte do nosso coração. Esse é o perigo de dietas restritivas, geralmente aceitas por pessoas que tem anorexia e que pode levar ao óbito.

E ai gente, entenderam o recado? Espero que tenham gostado!



Post por Lana Dantas
Nutricionista por profissão e blogueira por diversão. Ama falar sobre saúde, estética e beleza, com ênfase em autoestima e estilo de vida saudável.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

@juma.se

Subscribe