REGRA DE 5 - ÓTIMAS DICAS PARA VOCÊ ALCANÇAR A MATURIDADE NA ORGANIZAÇÃO

18:09


Se você está esperando uma fórmula mágica para se tornar uma pessoa bem sucedida no quesito organização, sinto muito, mas não é aqui que vai encontrar. Mas através de minha experiência que vou compartilhar com vocês, quem sabe não ajudo de alguma maneira?
Nós mulheres cosmopolitas ao passo que os tempos avançam nos tornamos ainda mais proativas em tudo na nossa vida: trabalho, faculdade, casa, relacionamento, vida pessoal, vida social e ainda tem aquelas que de quebradinha, são mães! Como ter a tranquilidade no olhar de ter tudo isso em ordem e ainda ser uma mulher contemporânea com atributos que fazem as pessoas admirarem ainda mais?
Quando saí da casa dos meus pais – com 17 anos – eu confesso que não sabia fazer nada, somente fritar um ovo, cozinhar um arroz e um miojo maroto. Nunca fui das mais organizadas – e confesso não ser totalmente – mas hoje , 5 anos após minha saída da casa dos meus genitores, percebo que alcancei minha maturidade na organização dos meus dias nos afazeres da casa/trabalho/faculdade/esposa/blogger/youtube/vida.

Para isso eu tenho uma rotina com algumas observações que auxiliam na organização, para dar conta de tudo que tenho que fazer diariamente. Claro que essa minha ideia de organização é baseada em minha incansável busca durante esses três anos desde que casei, pois isso a cada dia/mês/ano estou redescobrindo novas formas.
 Vamos lá então!

1.    PROCASTRINAR JAMAIS! Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje;
Às vezes eu chego a noite da universidade muito cansada e, ao chegar à cozinha me deparo com uma pia de louça. Você deve pensar: ah, se estiver cansada deixe para amanhã. NÃO. Mesmo um pouco cansada eu procuro sempre dormir com a tranquilidade de uma pia limpa, porque no dia seguinte eu levanto cedo também, mas às vezes me dou um luxo de dormir um pouco mais, entretanto se eu deixar muita louça suja, terei que levantar no dia seguinte   O B R I G A T O R I A M E N T E  cedo para lavar, caso contrário vai acumular com a louça suja do café e assim por diante. Isso vale também com a casa, as vezes alguns pequenos detalhes como: dobrar a roupa seca do varal e guardá-las – caso você não precise passar – passar um pano no chão em algum cômodo, fazer uma lição da aula que está longe o prazo da entrega, mas se você está com tempo agora e lembrou dela, faça. Otimizar o tempo é a melhor opção sempre, porque se caso você não descansar agora, mais tarde com certeza você descansará.

2.    Faça as coisas com PRIMOR e carinho;
Parece bobagem, mas as vezes fazemos as coisas com pressa e de qualquer jeito. A probabilidade de sair mal feito se torna ainda maior pela pressa, por tanto, faça suas obrigações sejam elas na casa, ou no trabalho, universidade, blogger/youtube, com exímio. Porque mais vale fazer uma vez demorado e bem feito, do que fazer nas carreiras e ficar errado, feio, mal feito e depois ter que gastar mais tempo fazendo novamente. Como diz o ditado popular: fazer a mesma coisa duas vezes é trabalho de burro (berro de risada)

3.    Tenha uma AGENDA (ou um bloco de notas) por perto sempre, faça dela sua melhor companhia;
ANOTAR algumas, ou que sabe muitas coisas que você precisa realizar no seu dia é uma dica excelente. E por que não na semana? Tire uma horinha vaga no seu final de semana para se organizar na ponta da caneta, anotando todos os compromissos em que você precisa comparecer, suas obrigações diárias e algumas tarefas adicionais que podem surgir a cada semana que se passa. Além disso, estar com ela sempre na bolsa é bom porque quem trabalha, seja qual for seu setor, pode ter um pico de ideia genial em um lugar bem improvável numa hora que você não poderia imaginar, como nós mulheres estamos sempre com uma bolsa a tira colo, uma agenda discreta pode ser uma grande aliada. Inclusive, muitas das músicas que são marco na história foram compostas numa situação inusitada. Nunca sabemos quando teremos uma grande ideia.

4.    Administre seu dinheiro. Saiba ONDE, COMO e com O QUE gastou.
De que adianta você estar com várias partes de sua vida planejada e suas finanças todas bagunçadas? Todo setor precisa estar devidamente organizado, inclusive seus gastos mensais. Todas as saídas de dinheiro precisam estar registradas, se você não tem o hábito de já programar no que irá gastar seu salário, então crie o hábito de saber onde seu dinheiro está sendo gasto, porque então você perceberá se está sendo bem empregado, ou se está gastando com bobajadas e, a partir de então programará seus gastos mensais para ter controle dele por inteiro. Saber qual o destino de sua grana pode ajudar não somente que você NÃO crie dívidas desnecessárias ou gastos supérfluos, mas também garantirá que sobre uma grana extra para você investir em algo que precisa de maior importância, ou até mesmo poupar para investir numa viagem quem sabe, ou numa compra mais alta como um carro ou uma casa.

5.    RELAXE pelo menos dez minutos de um afazer a outro. EQUILIBRE-SE.


Mesmo com sua organização na ponta da caneta, aqueles momentos de sentar e ficar olhando para o nada até suas vistas embasarem são sadios! Sente e coloque um café, tome foleando revistas ou olhando sua redes sociais – por instantes, não esqueça da vida e mantenha sempre o foco que é para não ficar conectado por um tempo muito extenso -  ficar sempre ligada no 220Wz realizando todas as tarefas diárias sem aquela pausa para o cérebro acalmar pode te deixar estressado e você pode inclusive perder sua criatividade, estando fadada as repetições da rotina criada por você mesma, por isso essas “pausas” são como válvulas de escape momentâneas. O tempo perdido numa pausa será recompensado em maior produtividade posteriormente. Mas lembre-se: é só uma pausa, e não um cochilo sem hora para acordar (conheço gente assim)

As dicas são simples e eu sei que você pode dizer agora: nada do que eu já não tenha lido. Então eu te pergunto: você está pondo em prática já que leu essas dicas em outras fontes? Qual seu grau de organização? Você é neurótica (o) ou flexível, ao ponto de estar sempre aberta ou não às novas sugestões?
Eu me sinto flexível, estou sempre expandindo minhas ramificações de conhecimento, abarcando em minha teia cerebral novas ideias, sugestões e tudo que for aprazível para minha vida, é por isso que estou compartilhando elas com vocês. Abandone maus hábitos e acorde todos os dias com a tranquilidade no olhar de quem está com tudo em ordem e sua pele ainda está boa, sem rugas de preocupação por culpa da desorganização.



BEIJOOOOOS

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

@juma.se

Subscribe