OS BENEFÍCIOS DO COLÁGENO PARA NOSSA PELE/SAÚDE

16:17




Olá galera linda, mais uma vez venho falar pra vocês sobre nutrição e saúde, e o assunto de hoje é o Colágeno. Muitas pessoas já ouviram falar, mas ainda tem dúvidas da sua função e para que ele serve em nosso organismo.
Primeiro temos que saber que o colágeno é um nutracêutico. Mas o que é isso? Nutracêuticos são substâncias que podem atuar como “ajudantes” na prevenção e tratamento de doenças crônicas, ou seja, as doenças que aparecem com o tempo como: diabetes, hipertensão arterial, doenças osteogênicas, câncer e outros. O termo nutracêutico vem da combinação das palavras “nutrição” e “farmacêutica”. Corresponde ao alimento ou produto que proporcionam benefícios à saúde e por leis de definição e regulamentação são desprovidos de efeitos adversos.

O melhor colágeno para uso é o colágeno hidrolisado e de acordo com uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, o uso do suplemento alimentar hidrolisado de colágeno melhora a firmeza e a elasticidade da parte mais profunda da pele, reduzindo a flacidez. Quer coisa melhor que isso? Afinal, agora no verão todos nós queremos estar com tudo em cima, não é mesmo?

O resultado da pesquisa demonstrou que o colágeno age de forma progressiva na camada mais profunda da pele, tornando-a mais firme e diminuindo a flacidez. “O efeito foi conseguido com o uso oral. No caso de cosméticos com colágeno, que são de uso tópico, aplicados na pele, essa ação, além de superficial, é menos duradoura”, destacam os especialistas.
   
Além disso, o colágeno atua a favor da nossa saúde óssea,  atuando com ação osteoprotetora, havendo uma maior diferenciação das células ósseas, gerando uma maior conservação e resistência óssea, reduzindo, até mesmo a dor e protegendo as cartilagens, principalmente das regiões do quadril joelho

Resumindo, o consumo do Colágeno Hidrolizado produz melhora significativa dos sintomas de osteoartrite e osteoporose, porém, vale salientar que o uso deve ser prescrito pelo nutricionista, único profissional habilitado a indicar e avaliar alimentos e suplementos nutricionais.
Abaixo seguem os artigos para que vocês possam comprovar tudo que falei: 

CLARK, KL, et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Curr Med Res Opin. 2008;24(5):1485-96.

KIM, HK, Kim MG, Leem KH. Osteogenic activity of collagen peptide via ERK/MAPK pathway mediated boosting of collagen synthesis and its therapeutic efficacy in osteoporotic bone by backscattered electron imaging and microarchitecture analysis. 2013.

GUILLERMINET, F., et al. A. Hydrolyzed collagen improves bone metabolism and biomechanical parameters in ovariectomized mice: an in vitro and in vivo study. Bone, 2010;46(3):827-34.

HARTOG, A. et al. Collagen hydrolysate inhibits zymosan-induced inflammation. Exp Biol Med, 2013;238(7):798-802.

CAMPOS, P.M. Ingestão de hidrolisado como complemento para tratamento de pele com cosméticos à base de colágeno.Jornal da Universidade de São Paulo, 2015.



Post por Lana Dantas
Nutricionista por profissão e blogueira por diversão. Ama falar sobre saúde, estética e beleza, com ênfase em autoestima e estilo de vida saudável.

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1 comentários

  1. Muito bom incluir o colageno na alimentaçao, mas nao adianta ficar parando e voltando. É igual academia, começou tem que ser pra sempre. Adorei o post e até a proxima!

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@juma.se

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