CRIEI UM BLOG, E AGORA?

17:22



Ter um blog hoje em dia é fácil! Existem sobre diversos tipos de assuntos se você digitar no nosso "tio google" qualquer tema, vai chover blogs em sua pesquisa. É fácil e prático. Mas, se você tem a pretensão de levar a sério seu blog é importante ter ideia do que você vai colocar de agora em diante.  Antes de ciar esse blog eu já tive acho que uns três, todos eu não levei a sério e acabou caindo no esquecimento. Já este aqui surgiu graças ao instagram e, não quis deixar que seu destino fosse igual aos antepassados.
Já adianto que não manjo completamente dos paranauês de html, plataformas, hospedagens, enfim, mas mesmo sem compreender tudo tim tim por tim tim quero deixar algumas dicas que serviram e estão sendo de extrema utilidade para mim, principalmente porque eu quem mexo em tudo do meu blog, desde o layout à implementação do domínio próprio usando a plataforma do blogger.
Então vamos lá...

BLOGGER X WORDPRESS



Nunca quis de cara ir para o wordpress que é a plataforma que compete diretamente com o serviço blogger do google porque achava difícil demais e confesso que achei ser mais caro também. Por não ter entendimento das questões de hospedagens e domínio eu achava, leigamente, que seria mais caro. Por isso fiz (e ainda estou) até agora no blogger e não sinto a necessidade de migrar pelo menos por enquanto, não é uma possibilidade descartável até porque não sabemos as dimensões do que escrevemos até o dia de amanhã. Acredito que o blogger e o wordpress oferecem melhorias benéficas concomitantemente para você que deseja criar um blog e, escolher em qual lançar o seu é mais questão de conhecimento  de como mexer em todas as ferramentas que eles te oferecem.
A dica é: opte pelo que você tem mais familiaridade! Criar um blog já numa plataforma profissional sem saber quais serão os resultados obtidos a curto ou longo prazo podem te deixar meio frustrados (as). O blogger apesar de ter aquele blogspot.com.br no final, te oferece a possibilidade de melhorar o layout e instalar vários gadgets, assim deixando-o do jeito que mais te agrada - apesar de muitos o considerarem amador.

DOMÍNIO PRÓPRIO

Outra questão importante para deixar seu blog com aspecto profissional é o domínio personalizado, isto é, registrando um domínio próprio para não usar o endereço naquele formato padrão citado acima do blogger (ex: meublog.blogspot.com.br). É bem difícil achar alguém que realmente leva a sério o blog, no sentindo de querer passar informações com um aspecto profissional, mesmo sem a intencionalidade de ganhar dinheiro ou virar subcelebridade como vemos muitos se tornar, utilizando o próprio padrão instituído pelas plataformas, tanto o blogger quando o wordpress. Por isso um passo imprescindível é você comprar seu domínio. O meu domínio (ameliafitness.com.br) comprei no site registro.br. Achei super fácil a estrutura e algo importante é estar sempre atento a anuidade do seu domínio, esse site ele te avisa com 30 dias de antecedência ao vencimento, mas, acredito que todos fazem isso (acredito).
A dica é: escolha um “nome de guerra” que represente algo para você e que seja único. Seja antecedente e faça logo isso antes que alguém tenha a mesma ideia que você e seu usuário já não esteja disponível.

HTML – CONFIGURANDO DOMÍNIO – FAÇA VOCÊ MESMO


Não é fácil mexer nas configurações do seu blog, pelo menos eu acho um saco editar html, colocar inúmeros códigos e tem que ser no lugar certo porque se não vai dar tudo errado. Uma das maiores dificuldades para mim foi configurar o meu domínio no blogger, mas graças aos tutorias do youtube consegui.
Separei esses dois que acho interessantes para auxiliar nessa empreitada que na verdade é difícil, mas com calma e persistência dá certo.


Tutorial 1 - https://www.youtube.com/watch?v=aGCDEvoBFFY

Tutorial 2 - https://www.youtube.com/watch?v=kX-srh72TLE


Caso você não consiga, chame algum técnico que manje dessas paradas mais complicadas, mas sugiro que você aprenda a fazer tudo para seu blog, porque depender de programadores ou de técnicos nem sempre é bom porque te torna dependente de seus serviços. O meu blog foi desenvolvido integralmente por mim, todas as edições feitas até hoje aqui nele foram mérito meu e, volto a repetir, graças aos tutoriais que achamos aos montes na rede.
A dica é: seja independe e autossuficiente para gerir seu blog pelo menos enquanto ele não cresce e atinge o mundo – porque daí monamour você vai ter quem resolva qualquer problema para você – mas, antes disso se garanta. Gaste uma horinha do seu tempo ao invés de ver bobagens na net pesquisando sobre o tema: edições de layout, gadget, html, ferramentas de moderações, tudo relacionado ao seu blog e a sua plataforma.

LAYOUT FREE X PERSONALIZADO

A impressão que seu blog vai causar é justamente pelo templante que ele aparenta para os leitores, sendo assim, ter um layout de acordo com sua proposta e essencial. Caso você não tenha condições (ou tempo) para contratar alguém para fazer um personalizado, isto é, especialmente desenvolvido para o SEU blog, existem diversos sites que podem te auxiliar com vários templantes free a disposição para download e a instalação fica por meio do que citei acima, sua autonomia para gerir seu blog – ou caso contrário, contrate um instalador. Até hoje uso templantes grátis que encontramos disponíveis na internet em diversos sites, eu mesma instalo e dou meus pitacos para segmentar de acordo com meu gosto. Por isso indico você aprender a mexer nessas configurações.
Aqui reservei alguns sites com templantes free que são fáceis de instalar para vocês visitarem e, se gostar, baixar o conteúdo. OBS: nunca, jamais retire os créditos da pessoa que fez o layout free que você está usando porque isso se caracteriza por plágio ou apropriação de algo que não é seu. Dê o devido valor às pessoas que fazem esses trabalhos e disponibilizam na rede para nosso uso.

Blog O melhor de mim http://www.omelhordemim.com/2015/10/layouts-free-para-blogger-responsivos.html

Blog Renata Massa http://www.renatamassa.com/search/label/Layout%20Free

CONTEÚDOS

Ter um blog implica ter algo interessante para publicar. Não importa se você irá tratar de vários assuntos ao mesmo tempo, é preciso ter propriedade e conhecimento de causa bem como criatividade em cada publicação. Se seu blog é direcionando para vertente de maquiagem, aprofunde-se nesse tema. Se for relacionado ao universo feminino, mergulhe nisso com inúmeras vertentes a ser abordada em seu blog. Enfim, ter um conteúdo é imprescindível porque seus leitores precisam saber o que você está informando, a veracidade daquilo e, sua opinião também. Imparcialidade no seu blog não é preciso, posicione-se e mostre por que seu blog está ali!

É isso ai minha gente, esse foi mais um post com dicas valiosas para blogueiras que pretendem crescer ou, levar a sério a criação de um blog.
Espero que gostem e se sim, não deixem de compartilhar e dar sugestões nos comentários, do que gostam ou não de ver aqui no blog.


BEIJOOOOS

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

3 comentários

  1. Oi Juliana, tudo bem? Concordo basicamente em tudo que você falou neste post. Esse é um tema que abordo bastante no meu blog, já que trabalho nessa área do marketing online, e de fato ter um cuidado todo especial é importantíssimo.
    Só sou genuinamente contra o layout free, levando em consideração que eles costumam vir com o código super sujo e bagunçado, atrapalhando o seo do blog.

    Beijos.
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jadeeee, obrigada pela visita meu beeem!!!! Então, como disse, eu não manjo completamente de todos os tramites de blogs, mas, apesar disso uso o layout free (porque ainda não encontrei ninguém pra fazer um personalizado) e, ainda não tive problemas com relação aos códigos. Entretanto sua dica para cuidar sobre isso é válida sim, porque existem muitas coisas erradas nesse meio de html principalmente quando a gente não tem domínio né?! Ultimamente estou me batendo pra conseguir moderar comentários do facebook aqui no blog e não consigo encontrar onde colocar os códigos, todos os lugares que ponho não funcionam, então deve ser justamente pela codificação do html do layout rs. Beijooo

      Excluir

@juma.se

Subscribe