DICAS PARA COMEÇAR NO YOUTUBE

11:42




Quando o assunto é canal no youtube, pairando sobre alguns dos novos projetos que vejo surgindo pela rede percebo que muita gente acaba cometendo os mesmos erros. É comum, claro, pela falta de recursos acabarmos às vezes fazemos as coisas pela pressa, sem se preocupar com a estrutura e, de como está sendo visto por outras pessoas. Com o youtube é ainda mais complicado! Sua imagem está vinculada, logo, aquilo que você publicar estará sugerindo um pouco de você.
Vendo tudo isso, reuni algumas dicas importantes que há alguns meses estou analisando para assim poder repassar para outras pessoas.
Não sou “expert” no assunto, muito menos uma influencer digital que, pode bater o martelo e afirmar que não comete erros, muito menos sou lotada de inscritos no meu canal. Pelo contrário, sou uma errante também. A maioria dos erros de cito nessas dicas, eu mesma cometi em algum momento. E foi de tanto errar que parei e percebi, não é pela falta de grana que a gente tem que fazer as coisas de qualquer jeito. Ou, pela falta de tempo, ou pela falta de inspiração, afinal rede social é justamente isso, um caldeirão de pessoas que postam e inspiram umas as outras a estarem sempre evoluindo.
Pensando nisso, estas dicas são para você que tem vontade de criar um canal num dos sites mais acessados do mundo. Mesmo que não seja para virar um youtuber, mas sim por gostar de compartilhar boas ideias. Leia as seguintes dicas e depois aperta o play e começa a gravar pro seu canal!

DICA NUMERO 1 – INVISTA EM BONS EDITORES DE VÍDEO.


Não precisa gastar muito dinheiro. Pesquise algum editor compatível com seu notebook (ou computador) e veja se ele precisa de registro. Caso sim consulte algum técnico para que ele possa estar configurando isso pra você. Não é ilegal, afinal está tudo na rede. Basta você, caso não saiba como fazer, pedir auxílio de alguém que saiba, inclusive pra que tu não danifique teu pc. Os editores que uso é: SonyVegas Pro 11 e o Filmora. Ambos precisam de registro para utilizamos ele vitalício, mas não é qualquer registro. O Sony Vegas dá um trabalho maior pra registrar, mas depois dá certo, já o Filmora você precisa de uma chave de segurança real (códigos) pra que ele funcione. Eu consigo usar o filmora quando minha internet está desligada, pois, do contrário o registro às vezes dá erro e volta a ficar inativo. Mas, como disse consigo usá-lo normalmente sem a internet. Por isso é sempre bom usar o registro fidedigno dos programas pra  não ter erro. Assim, invista em boas introduções, mecha nas configurações do vídeo (contraste, saturação, iluminação, sombras, nitidez) que é pra ajudar caso tu não tenhas uma câmera de última geração e filme com câmeras compactas ou até mesmo no celular (meu caso). Bons programas ajudam a sua qualidade de vídeo a ficar melhor.

DICA NUMERO 2 – ILUMINAÇÃO CORRETA

É clichê, eu sei, mas é sempre bom dar ênfase que a iluminação é um dos pontos chaves durante a gravação do seu vídeo. A luz precisa estar incidindo na sua frente. Nunca só de um lado, nunca de trás. Por quê? Porque se estiver iluminação atrás de você, vai estourar de luz e você vai ficar escuro diante da câmera. De um lado só, claro, somente uma parte de você estará iluminada. E de frente está óbvio que você estará sendo iluminado pra que sua imagem fique clara e nítida, sem vultos ou sombras. É meio óbvio, mas, se você percorrer pelo youtube vai encontrar pessoas que querem crescer em seu canal fazendo esses erros citados acima.  Grave de frente pra alguma janela grande que receba boa iluminação da luz do dia, ou se caso você tenha tempo, disposição e queira investir de alguma maneira no seu canal, faça sua própria softbox, que são as iluminações profissionais utilizadas pelos youtubers dilatados da rede.


DICA NUMERO 3 – MICROFONE DE LAPELA COM FONE DE OUVIDO

Essa dica é uma das melhores descobertas que fiz desde que comecei a investigar sobre melhorias pra utilizar no canal. Consiste em você pegar seu tradicional fone de ouvido (mas, só serve se ele tiver aquela parte no meio do fio pra você falar) e posicioná-lo debaixo da sua roupa, deixando somente aquela parte pra fora próximo de sua boca. Se você usa seu celular pra gravar é muito simples, basta se posicionar de frete, colocar a câmera pra gravar e encaixar o fone. Faça o teste pra ver se está funcionando mesmo e se sim, pode tocar o pau falando a beça... Se gravar com alguma câmera (compacta ou profissional) e não tiver o microfone de lapela, basta você fazer o processo de posicionar debaixo da roupa, e deixar seu aparelho celular próximo em modo gravando áudio. Faça alguns sinais de voz que é pra você conseguir no momento da edição ajustar a voz com o vídeo no momento exato da fala. Essa dica é babadeira monamour...

DICA NUMERO 4 – CUIDE DA IMAGEM SUA E DO SEU CANAL

A primeira impressão é o que fica e isso no mundo virtual é o que realmente voga. No caso do youtube, sua imagem está totalmente vinculada ao que você está propondo, portanto cuide disso. Se for um canal informativo, informe com muita cautela pra não passar informações levianas e mentirosas, se for de maquiagem esteja sempre bem arrumada, pra dar credibilidade ao tema que você está abordando, se for de games, no caso você não precisa mostrar sua cara necessariamente, mas isso não permite você à deixar o canal sem personalidade própria. Cuide de suas miniaturas (que são as fotos tema de cada vídeo, tipo um banner), cuide de sua foto do perfil, das legendas que você coloca, do banner da página inicial, enfim, Cuida da imagem física e virtual do seu canal.


DICA NUMERO 5 – ESTABELEÇA UMA DURAÇÃO PARA SEUS VÍDEOS

É muito relativo o público do youtube. Uns gostam de vídeo longos, outro não, uns nem tanto, outros detestam, enfim. De qualquer modo, estabeleça uma duração nos seus vídeos. Os meus, por exemplo, duram em média de 05 a 10 minutos. Quando ultrapassa é porque realmente o assunto pede mais detalhes no vídeo, do contrário essa é minha média. Isso faz com que seu canal seja mais objetivo, e também faz você ficar mais organizada quanto o que falar durante a gravação. Na edição o conselho que dou é de ser sucinto e adicionar somente as informações relevantes. Uma gracinha ou outra, algum erro de gravação ainda rola, mas bobajada ou coisas que não interessam o telespectador, não coloquem.

DICA NUMERO 6 – ESCOLHA BOAS MUSICAS PARA COMPOR A TILHA DO VÍDEO

Uma boa música chama a atenção do publico, além de já demonstrar um pouco de sua personalidade musical, por isso escolha uma boa trilha sonora pra compor seu vídeo. Caso você opte por musicas internacionais de famosos, cuidado com os direitos autorais. Existe o tal do royalty free que são as músicas que você pode utilizar porque elas são livres de direitos autorais. Até 15 segundoS o youtube não tira seu direito de monetizar o vídeo por conta de músicas de cantores conhecidos, mas ultrapassando esse tempo ele já tira a monetização e você já não poderá ganhar dinheiro com o vídeo.

É isso gente, essas são as dicas que religiosamente estou tentando fazer para melhorar a qualidade dos vídeos e do meu canal. Espero ter ajudado de alguma forma vocês e, se tiverem mais sugestões de dicas comentem abaixo. Não deixem de conferir o vídeo que liberei no canal tratando desse assunto, de uma forma mais dinâmica, mas com o mesmo padrão de informações.



BEIJOSS 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

@juma.se

Subscribe